Preciso contar um pouco da história desta, que foi a primeira receita desta nova etapa da minha alimentação.
Era preciso mudar, por questões de saúde, todo o andamento da minha alimentação. Exames na mão, ligo pra minha mãe nutricionista que me passa um email sugerindo tirar o trigo, o leite e os refinados, como o arroz.
Logicamente eu não sei ouvir sugestão, entrei em parafuso e ouvi Proibido, enfim... Daí como radicalismo pouco é bobagem, decidi parar de comprar também carne vermelha e frango (afinal, pra quê?). Preciso dizer que a atitude mais sã que tomei foi essa a de mudar as compras, é simples, se não tem em casa você não vai comer, isso não significa que fiquei xiita (com relação à carnes não, mas com relação ao trigo um pouco, admito).
Assim que pensei em preparar meu primeiro almoço comprometida com minhas novas condutas, me veio a mente... hum... daria tudo por um strogonoff!
Como isso era "proibido" na minha cabeça e não tinha ingredientes para isso, parti para a segunda descoberta! Eu não precisava necessariamente inventar a pólvora, podia pensar meu raciocínio normal e adaptar os ingredientes, uma idéia genial que gerou algumas coisas bem gostosas...
Então vamos à comida que estou com fome!
Meia bandeija (de 150g) de shitake fresco cortado em tirinhas.
Cebola picadinha para refogar (uso meia média)
1 dente de alho
Um pedaço de abóbora pequeno tipo 400g cortado grande
Cheiro verde
Sal
Couve-flor pequena cortadinha
Primeiro corte a abóbora em pedacinhos e coloque numa panela com água 2 dedos acima (pode ser de pressão se tiver pressa). Deixe cozinhar até desmanchar.
Enquanto isso pique os ingredientes, amasse o alho e refogue: azeite+alho+cebola até dourar, coloque o shitaque e doure também, se pegar no fundo pingue um pouco da água da abóbora. Desligue o fogo.
Quando a abóbora cozinhar você coloca ela no liquidificador (assim não precisa esperar ela desmanchar toda), como o meu liquidificador não é lá grande coisa nunca esqueço de botar a água por baixo e os pedaços por cima. Vrum, vrum e já desmanchou...
Acenda o fogo novamente. Nessa hora você já coloca a couve-flor cortadinha para dar uma fervida, é o tempo. Misture o creme de abóbora no shitake refogadinho, adicione sal e o cheiro verde, deixe dar uma fervida para pegar o gosto e já foi.
Quando a couve flor ficar macia, desliga, escorre, coloca um pouco de azeite (eu usei óleo de coco, uma colher), sal e pronto!
Fica bonito e gostoso!
0 comentários:
Postar um comentário